Russia is waging a disgraceful war on Ukraine.     Stand With Ukraine!
Share
Font size
Translation
Swap languages

Qualquer noite pode sair o sol

É uma noite clara e tranquila, há a lua que dá luz.
Os convidados vão chegando e vão enchendo a casa toda
de cores e perfumes.
Eis a Branca de Neve, o Pequeno Polegar, os três porquinhos, o cão Snoopy e o seu secretário Woodstock, e o Simbad, o Ali Babá e o Gulliver.
 
Oh, bem-vindos! Passem, passem,
das tristezas vamos fazer fumo. Vocês são de casa...
se é que há casas de alguém.
 
Olá Joãozinho! e Donha Urraca1e o Carpanta2e Barba Azul, e Frankenstein e o Lobisomem, o Conde Drácula e Tarzan, o macaco Chita e Peter Pan.
A senhorita Marieta de l'ull viu vem com um soldado.
Os Reis de Oriente, Papai Noel, o Pato Donald e o Pasqual a Pepa Maca e Superman.
 
Oh, bem-vindos! Passem, passem,
das tristezas vamos fazer fumo. Vocês são de casa...
se é que há casas de alguém.
 
Boa noite senhor King Kong, senhor Asterix e o Taxi Key3, Roberto Alcázar e Pedrín4, o Velho do saco, e o Patufet5, senhor Charlot, senhor Obelix.
O Pinóquio vem com a Monyos6agarrada do bracinho,
há a mulher que vende balões e a família Ulisses
e o Capitán Trueno7em patinete.
 
Oh, bem-vindos! Passem, passem,
das tristezas vamos fazer fumo. Vocês são de casa...
se é que há casas de alguém.
 
E às doze chegaram a Fada Boa e Cinderela,
o Tom e Jerry, a Bruixa Calixta, Bambi e Mobby Dick
e a Imperatriz Sisi.
E Mortadelo e Salaminho8e William Brown e Guilherme Tell.
O Capuchinho Vermelho9, o Lobo Mau e o Caganer10,
o Gugu e o Popeye.
 
Oh, bem-vindos! Passem, passem,
Agora já não falta ninguém, o se calhar sim,
já me dou conta
que cá só faltas tu.
Também podes vir se quiseres
aguardamos-te, há lugar para todos.
O tempo não conta nem o espaço.
Qualquer noite pode sair o sol.
 
  • 1. Doña Urraca é uma personagem de histórias aos/em quadrinhos criada em 1948 pelo desenhista Jorge (pseudónimo de Miquel Bernet Toledano). É uma mulher de idade incerta, sempre vestida de preto, em cujo rosto destaca o seu longo nariz ganchudo. Leva óculos e os cabelos recolhidos num coque. Leva sempre um guardachuva, que não utiliza nunca para se proteger da chuva mas para golpear a miúde outras personagens. Doña Urraca é uma personagem intrinsecamente maligna. O seu único propósito é fazer o mal e abusar dos mais fracos; no entanto, é frequente que ache o seu perfeito i saia prejudicada no último quadrinho.
  • 2. Carpanta (palavra do români que quer dizer "fome") é o nome duma personagem de histórias aos/em quadrinhos criado pelo desenhista catalão Josep Escobar i Saliente. É um homem que vive na pós-guerra espanhola e que procura sempre de comer, jã que vive na pobreza. Herdeiro dos truques do romance picaresco, é um reflexo das condições de vida de grande parte da população mas em clave humorística (não tem vontade de trabalhar e ri-se da sua própria vida). Nele pode se detectar a influência de Pantagruel e outros glutões literários.
  • 3. Era o detective protagonista da primeira ficção radiofónica de género policialesco em Espanha, que começou a emitir Rádio Barcelona em 1948.
  • 4. É uma história aos/em quadrinhos espanhola criada en 1940 pelo guionista e editor Juan Bautista Puerto e o desenhista Eduardo Vañó Pastor. Presenta duas personagens, Roberto Alcázar, agente da Interpol, e o seu acompanhante Pedrín.
  • 5. O Patufet é uma personagem popular catalã, representada por um menino muito pequeno que leva uma grande barretina (o barrete tradicional catalão). É o protagonista dum dos contos tradicionais catalães mais conhecidos e que leva o mesmo nome. A personagem acha-se em contos populares de toda Europa, especialmente no conto Däumling, dos irmãos Grimm.
  • 6. A "Monyos" (do espanhol 'moño', que em português quer dizer 'coque') foi uma personagem barcelonesa que no seu tempo bateu records de popularidade na cidade. O seu nome era Lola Bonella, vizinha da rua da Cadena -hoje rambla do Raval- nascida no ano 1851 e que trabalhava de criada e de modista. Parece que um carro de cavalos matou a sua filha e desde entao a senhora Lola enloqueceu e ia pela cidade ausente e sem rumo. Levava os cabelos penteados no alto e com flores que as floristas da Rambla lhe ofereciam. Ia vestida de manera esquisita e a gente batizou-a como a Monyos.
  • 7. O Capitán Trueno é uma história aos/em quadrinhos de aventuras criada no ano 1956 pelo guionista catalão Víctor Mora e pelo desenhista valenciano Miquel Ambrosio Zaragoza (conhecido como o Ambròs). O protagonista é o capitão Trueno ("Trovão"), um cavaleiro que leva umas armas que tecnicamente são uma brisura das armas da Coroa de Aragão tal como quis o seu criador Víctor Mora.
  • 8. Mortadelo e Salaminho no Brasil e Salamão e Mortadela em Portugal (originalmente "Mortadelo y Filemón") é uma série de histórias aos/em quadrinhos criada em 1958 pelo espanhol Francisco Ibáñez. Trata-se de dois detectives da T.I.A. (Técnicos de Investigações Avançadas no Brasil ou Técnicos de Investigações Aeroterráqueas em Portugal, paródia da CIA) que se vêem metidos nas mais insólitas trapalhadas graças à má sorte do agente Salaminho e ao talento freqüentemente inútil de Mortadelo para os disfarces.
  • 9. Chapeuzinho Vermelho no Brasil.
  • 10. Um caganer é uma figura de uma pessoa a defecar que se pode encontrar nos presépios, como tradição na Catalunha, no País Valenciano e nas ilhas Baleares, conjunto de territórios com cultura comum denominados Países Catalães.
Original lyrics

Qualsevol nit pot sortir el sol

Click to see the original lyrics (Catalan)

Comments