Uma diva para cada país

Created by ulissescoroa on 17 نوفمبر 2019 | تم تعديله آخر مرة بواسطة ulissescoroa في 13 يناير 2024

Lista de "divas globais", as artistas mais influentes de sua geração em seus respectivos países.

يشارك
1. Miriam Makeba الفنان

Apelidada de "Mama África", Miriam Makeba (1932-2008) foi uma cantora, compositora e atriz sul-africana, nomeada embaixadora da boa vontade das Nações Unidas e ativista dos direitos civis. Associada a gêneros musicais como afropop, jazz e world music, foi uma grande defensora dos direitos humanos e fez frente ao regime do "Apartheid" e ao governo de minoria branca na África do Sul. Foi uma das primeiras cantoras africanas a receber reconhecimento mundial e levou a música do continente para o público ocidental, popularizando a world music e o afropop. Após sua morte, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela lhe fez homenagem, afirmando que "sua música inspirou um poderoso senso de esperança em todos nós".

الدولة:  جنوب أفريقيا

المجال الموسيقى:  Folk, موسيقى البوب (Pop)

اللغات:  خوسية, الإنكليزية, زولووية, سواحيلية

الأغاني الشعبية:  Pata PataMalaikaQongqthwane (The Click Song)

2. Cesária Évora الفنان

Cesária Évora (1941-2011) foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular cabo-verdiana. Ex-cantora de bares na sua cidade natal de Mindelo, na ilha de São Vicente, tornou-se subitamente uma celebridade mundial com seu terceiro disco, "Miss perfumado", em 1992, e pouco depois realizou dois shows triunfais em Paris. Ficou conhecida como a "diva dos pés descalços", título de seu primeiro disco (lançado em 1988), por cantar sem sapatos em suas atuações, em homenagem aos mais pobres, e as letras de suas canções frequentemente eram dirigidas a essas pessoas. Apesar de se aventurar em diversos gêneros musicais de seu país, Cesária era apelidada de "rainha da morna", gênero proclamado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019. Ainda em 2004, a cantora chegou a receber um grammy na categoria de melhor álbum de world music contemporânea.

الدولة:  الرأس الاخضر

المجال الموسيقى:  Folk, Singer-songwriter

اللغات:  لغة الرأس الأخضر, البرتغالية, الاسبانية, الإنكليزية

الأغاني الشعبية:  Bésame muchoSodadePetit Pays

3. Édith Piaf الفنان

Édith Piaf (1915-1963) foi uma renomada intérprete, compositora e atriz francesa, considerada uma das maiores vozes do século XX. Foi descoberta por Louis Leplée, dono do Le Gerny's (um famoso cabaré de Paris), enquanto cantava nas ruas da capital francesa por meros trocados. É dessa época, aliás, o nome "Piaf": Leplée a teria batizado de "la Môme Piaf" ("pequeno pardal" em francês), uma referência tanto à potência da sua voz quanto à sua notável baixa estatura (a cantora media 1,47m). Iniciou na música de salão e suas variedades, mas o sucesso e reconhecimento mundial veio pelo talento no gênero chanson française. Suas canções expressavam claramente sua trágica história de vida, bem documentada em filmes e vídeos: tendo contornado a miséria ainda moça, perdeu muito cedo várias pessoas próximas, inclusive sua única filha Marselle e aquele que seria considerado o grande amor de sua vida - o pugilista Marcel Cerdan. Além disso, sofreu três acidentes de carro que acabaram comprometendo definitivamente sua saúde, que permaneceu frágil até sua partida prematura aos 47 anos de idade. Ainda assim, por conta de sua personalidade única e da voz inabalável, foi recentemente considerada a 10ª maior artista francesa de todos os tempos pela BBC: Le Plus Grand Français.

الدولة:  فرنسا

النوع:  Singer-songwriter

اللغات:  الفرنسية, الإنكليزية, الاسبانية, الألمانية

الأغاني الشعبية:  La vie en rose (English)Padam padamLa vie en rose

4. Amália Rodrigues الفنان

Amália Rodrigues (1920-1999) foi a cantora, atriz e fadista portuguesa aclamada como "a voz de Portugal" e uma das mais brilhantes intérpretes do século XX. Não à toa, foi a primeira mulher a entrar no Panteão de seu país em 2001, dois anos depois de seu falecimento. Amália tornou-se conhecida mundialmente como a "rainha do fado" e, por consequência, devido ao simbolismo que este gênero musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Hoje não há casa de fado em Lisboa em que não se veja sua imagem montada numa espécie de altar, ou onde o público não escute suas canções com o coração na mão.

الدولة:  البرتغال

النوع:  Fado

اللغات:  البرتغالية, الاسبانية, الأيطالية, الفرنسية

الأغاني الشعبية:  Fado PortuguêsUma Casa PortuguesaLa tarantella

5. Hibari Misora الفنان

Hibari Misora [美空 ひばり] (1937-1989) foi a maior expressão do enka, estilo musical japonês, além de atriz e ícone cultural do país no pós-guerra. Recebeu uma Medalha de Honra por suas contribuições à música japonesa e por melhorar o bem-estar da população, além de ter sido a primeira mulher a receber o Prêmio de Honra do Povo, conferido postumamente, por dar esperança e incentivo ao público japonês após a Segunda Guerra Mundial. Todo ano é transmitido um especial na televisão e na rádio japonesas com suas canções.

الدولة:  اليابان

المجال الموسيقى:  Enka, Folk, موسيقى الچاز (Jazz), موسيقى البوب (Pop), بوب-فولك (Pop-Folk)

اللغات:  اليابانية, الإنكليزية

6. Mercedes Sosa الفنان

Mercedes Sosa (1935-2009) foi uma das cantoras mais famosas e aclamadas da América Latina. Suas canções, cujas raízes se fincavam na música folclórica argentina, a tornaram um dos expoentes do movimento conhecido como "Nueva canción" no país. Apelidada de "La Negra" devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como "a voz dos sem voz". Sua carreira durou quatro décadas, com sucessos que lhe renderam vários prêmios e indicações ao Grammy, incluindo um póstumo Grammy Latino de Melhor Álbum Folclórico. Além da carreira, serviu também como embaixadora da UNICEF.

الدولة:  الأرجنتين

المجال الموسيقى:  Folk, موسيقة لاتينية

اللغات:  الاسبانية, البرتغالية

الأغاني الشعبية:  Gracias a la vidaTodo cambiaAlfonsina y el mar

7. Oum Kalthoum الفنان

Oum Kalthoum [أم كلثوم] (1898-1975) foi uma cantora, compositora e atriz egípcia que esteve em atividade entre as décadas de 20 e 70. Recebeu o título honroso de Kawkab al-Sharq (كوكب الشرق, "Estrela do Oriente") e tornou-se conhecida mundialmente pela habilidade vocal e estilo únicos, tendo vendido mais de 80 milhões de discos pelo mundo, o que a tornou uma das cantoras mais bem-sucedidas do Oriente Médio de todos os tempos. É considerada um ícone nacional no Egito, onde também é conhecida pelas alcunhas de "A voz do Egito" e a "A Quarta Pirâmide do Egito".

الدولة:  مصر

النوع:  Folk

اللغات:  العربية, العربية (لهجات أخرى), Arabic (Egyptian)

8. Ângela Maria الفنان

Cantora, compositora e atriz brasileira, expoente da Era do Rádio, Ângela Maria (1929-2018) é considerada dona de uma das melhores vozes da MPB e foi eleita a Rainha do Rádio em 1954. É uma das cantoras brasileiras que mais venderam discos pelo mundo (cerca de 60 milhões), sendo reconhecida pelos grandes críticos da música nacional e internacional como a maior voz do Brasil. Intérprete de canções como Babalu (Margarita Lecuona), Gente Humilde (Garoto/Chico Buarque/Vinicius de Moraes), Cinderela (Adelino Moreira) e Orgulho (Waldir Rocha/Nelson Wederkind), serviu como fonte de inspiração para artistas como Elis Regina, Djavan, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Cesária Évora e Gal Costa, além de ter sido, comprovadamente pelo Ibope e por um longo período, a cantora mais popular do Brasil. Por conta disto, conquistou a admiração de figuras importantes de seu tempo como Édith Piaf, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Amália Rodrigues e Louis Armstrong.

الدولة:  البرازيل

النوع:  MPB

اللغة:  البرتغالية

الأغاني الشعبية:  Cabecinha No OmbroA Noite do Meu BemTerra Seca

9. Fairuz الفنان

Fairuz [فيروز ] é uma cantora libanesa e das mais admiradas e influentes do mundo árabe. Suas músicas são ouvidas constantemente em toda região e transmitidas nos rádios todas as manhãs. Também é conhecida como um ícone da música árabe moderna, já tendo vendido mais de 150 milhões de discos em todo o mundo, fazendo dela e Umm Kulthum as duas artistas mais vendidas do Oriente Médio de todos os tempos. Ficou famosa depois de aparecer na parte "Noites Libanesas" do festival por muitos anos sucessivos. É comumente conhecida como "Embaixadora das Estrelas" e "Embaixadora dos Árabes".

الدولة:  لبنان

النوع:  Singer-songwriter

اللغات:  العربية, العربية (لهجات أخرى), الأرامية (السورية التقليدية)

10. Marlene Dietrich الفنان

Marlene Dietrich (1901-1992) foi uma atriz e cantora alemã, naturalizada estadunidense. Dietrich manteve grande popularidade ao longo de sua longa carreira no show business, por continuamente reinventar-se profissionalmente. Em 1920, atuou nos palcos de Berlim e no cinema mudo. Seu desempenho como Lola-Lola em O Anjo Azul (1930), dirigido por Josef von Sternberg, lhe trouxe fama internacional, resultando em um contrato com a Paramount Pictures. Dietrich estrelou em filmes de Hollywood tais como Marrocos (1930), O Expresso de Xangai (1932) e Desejo (1936). Com muito sucesso, ela moldou uma persona glamourosa e exótica, indo ao superestrelato e tornando-se uma das atrizes mais bem pagas de sua época. A artista também é notável em sua colaboração humanitária durante a Segunda Guerra Mundial, abrigando exilados e ajudando-os financeiramente. Por essa luta, ela recebeu honras nos Estados Unidos, França, Bélgica e Israel. Embora ainda fizesse filmes ocasionalmente após a guerra, Dietrich passou a maior parte dos anos 50 e 70 com uma turnê mundial, onde cantava canções de seus filmes e discos. Em 1999, o American Film Institute nomeou Dietrich a nona maior estrela feminina do cinema clássico de Hollywood.

الدولة:  ألمانيا

النوع:  موسيقى من عمل فني

اللغات:  الألمانية, الإنكليزية, الفرنسية, البرتغالية

الأغاني الشعبية:  Lili MarleenLili MarleenSag mir, wo die Blumen sind

11. Mina الفنان

Mina Mazzini foi figura dominante na música pop italiana dos anos 1960 a meados da década de 1970. Conhecida por seu alcance vocal de três oitavas, pela agilidade de sua voz soprano e sua imagem como uma mulher emancipada, participava de programas de variedades televisivos, combinando vários estilos modernos com melodias tradicionais italianas e swing, o que a tornou a cantora pop mais versátil da música italiana à época. Mina dominou as paradas do país por 15 anos e alcançou um nível insuperável de popularidade, tornando-se a cantora que mais vendeu discos (150 milhões) em uma carreira de mais de 50 anos (com discos sendo lançados anualmente, a maioria com material inédito), tendo gravado mais de 1500 músicas, em no mínimo 10 línguas.

الدولة:  إيطاليا

المجال الموسيقى:  Bossa Nova, Folk, موسيقى الچاز (Jazz), موسيقى البوب (Pop), موسيقى الرُك (Rock), موسيقى الار ان بي والسول (R&B/Soul), Rock

اللغات:  الأيطالية, الإنكليزية, الاسبانية, النيبالية

الأغاني الشعبية:  Amor mioAncora, ancora, ancoraParole, parole

12. Lata Mangeshkar الفنان

Lata Mangeshkar [ लता मंगेशकर ] é conhecida por seu extenso trabalho em trilhas sonoras de filmes de Bollywood, sendo uma das cantoras de playback mais respeitadas da Índia. Gravou canções em mais de mil filmes hindus, cantando em pelo menos 36 idiomas regionais e estrangeiros, mas principalmente em marata, hindi e bengali. Dentre os inúmeros prêmios que recebeu, destacam-se o prêmio Dadasaheb Phalke, concedido em 1989 pelo Governo da Índia e o Bharat Ratna em 2001, a maior honra civil da Índia, sendo a segunda cantora, depois de M. S. Subbulakshmi, a receber tal honra. A cantora esteve no Guinness World Records de 1974 a 1991 por maior quantidade de gravações do mundo. Estimava-se que ela havia gravado pelo menos 25 mil canções entre 1948 e 1974, e 30 mil entre 1948 e 1987, de acordo com a versão de 1987. Entretanto, estimativas atuais estão na ordem de seis a sete mil canções. Em 1974, tornou-se a primeira indiana a se apresentar no Royal Albert Hall em Londres.

الدولة:  الهند

المجال الموسيقى:  موسيقى البوب (Pop), موسيقى من عمل فني

اللغات:  الهندية, المارثي, البنجابية, سنسيكريتية

13. Ros Serey Sothea الفنان

Ros Serey Sothea [ រស់ សេរីសុទ្ ] (1948-1977) foi uma famosa cantora cambojana que esteve em atividade durante os últimos anos do período de Sangkum Reastr e no período da República Khmer. Interpretou uma grande variedade de gêneros musicais, tornando-se mais popular por suas baladas românticas, e apesar de sua curta carreira, gravou um grande número de canções e estrelou alguns filmes. Detalhes de sua vida são relativamente escassos e seu paradeiro durante o Kampuchea Democrático permanece um mistério. Recebeu do rei Norodom Sihanouk o título honorário de "Rainha com Voz de Ouro".

14. Dulce Neves الفنان

Figura incontornável das artes da Guiné-Bissau e uma das artistas mais populares do país, Dulce Neves iniciou a carreira aos 15 anos no legendário grupo Super Mama Djombo, tendo sido a primeira a seguir a carreira de cantora no país, em uma época em que a música não era considerada arte para mulheres. Conta hoje com quatro trabalhos solo editados em disco, sendo que seu último álbum, "Udjus di Mininus" (2016), lhe valeu a distinção de melhor artista daquele ano. Seu maior reconhecimento no país veio em 2000, quando foi nomeada por decreto presidencial, pelo então Presidente da República Koumba Yalá, como "Embaixadora da Música Moderna Guineense". Desde então é frequentemente referida como a "diva" ou "rainha" da música da Guiné-Bissau. Engajada em causas sociais, suas músicas refletem um olhar crítico sobre a situação atual do povo guineense, servindo também como arma de protesto contra o governo e a instabilidade política que perdura há muitos anos no país.

Outros nomes de destaque: Eneida Marta

الدولة:  غينيا بيساو

النوع:  Folk

اللغة:  Kriol (Guinea Bissau)

الأغاني الشعبية:  T'chuba T'chigaCasabe ÁfricaDoença di Mundo

15. Teresa Teng الفنان

Teresa Teng [ 鄧麗君 - Dèng Lìjūn ] (1953-1995) foi uma influente cantora pop e ícone cultural formosana, considerada uma das maiores e mais influentes cantoras da indústria musical asiática. Atingiu o apogeu de sua carreira nas décadas de 1970 e 1980, permanecendo popular nos anos 1990 até sua morte em 1995. Conhecida por suas canções de música folclórica e baladas românticas, gravou músicas em mandarim, hokkien taiwanês, cantonês, japonês, indonésio e inglês. Até hoje seu repertório é regravado por centenas de artistas ao redor do mundo, e ela continua sendo uma heroína para comunidades chinesas devido ao esforço inabalável de mudar a vida das pessoas através de sua música.

الدولة:  الصين

المجال الموسيقى:  Enka, Folk, موسيقى البوب (Pop), موسيقى الار ان بي والسول (R&B/Soul)

اللغات:  الصينية, اليابانية, Chinese (Classical Chinese), Chinese (Cantonese)

16. Violeta Parra الفنان

Violeta Parra (1917-1967) foi uma compositora, cantautora, folclorista, artista plástica, ceramista e etnomusicóloga chilena, considerada a pioneira da Nueva Canción Chilena, uma nova roupagem da música folclórica e popular do Chile que estendeu sua esfera de influência para fora do país. É frequentemente chamada de "a mãe do folk latino-americano". Tornou-se uma inspiração para diversos artistas latino-americanos mesmo após seu suicídio em 1967, aos 49 anos de idade. Dentre suas canções mais famosas estão "Volver a los 17", "La Carta" e a insuperável "Gracias a la vida", interpretada por lendas como Mercedes Sosa e Elis Regina, e que embalou o ânimo de gerações de revolucionários latino-americanos em momentos em que a vida era questionada nos seus limites mais básicos.

الدولة:  تشيلي

المجال الموسيقى:  Folk, Singer-songwriter

اللغة:  الاسبانية

الأغاني الشعبية:  Gracias a la vidaVolver a los 17Ojos azules

17. Calypso Rose الفنان

Calypso Rose foi a primeira mulher a se aventurar no calipso, gênero musical afro-caribenho tipicamente trinitário, o que lhe rendeu o título de "rainha" ou "mãe" do calipso. Também chamada de "a menina vinda da ilhazinha", Calypso venceu mais de uma vez o concurso nacional "Calypso King", rebatizado em 1970 para "Calypso Monarch", substituindo o título masculino de "rei" por uma expressão mais neutra. Intérprete de letras que abordam temas como o racismo e o machismo, a cantora também é engajada em causas sociais, e seu papel como ativista lhe rendeu o título de Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF. Já foi vencedora de todas as categorias de prêmios disponíveis para artistas caribenhos. Dentre suas canções mais famosas destacam-se "No Madam", que diz-se ter influenciado o governo trinitário a estabelecer um salário mínimo para os funcionários públicos do país, e "I Am African", que fala sobre a diáspora negra. Seu mais recente álbum, "Far From Home" (2016), venceu a 32º edição da cerimônia "Victoires de la musique" em 2017.

الدولة:  تريناند وتوباقو

النوع:  Trip Hop

اللغة:  الإنكليزية

الأغاني الشعبية:  AbatinaCalypso BluesYoung Boy

18. Sezen Aksu الفنان

Sezen Aksu (1954-presente) é uma cantora de música pop turca, compositora e produtora que vendo mais de 40 milhões de discos pelo mundo. Seus apelidos incluem "A Rainha do Pop Turco" e Minik Serçe ("Pardalzinho"). Sua influência na música pop turca e na world music continua desde sua estreia em 1975 e tem sido reforçada pelo seu apoio e colaboração com vários músicos. Em 2010, a rádio NPR a nomeou uma das melhores 50 vozes do mundo.

الدولة:  تركيا

النوع:  موسيقى البوب (Pop)

اللغات:  التركية, اليونانية, الكردية (الكرمانجي)

الأغاني الشعبية:  BiliyorsunDoymadım, doyamadımKaçın Kurası

19. Kati Kovács الفنان

Kati Kovács (1944-presente) é uma cantora de pop-rock, liricista e atriz húngara, vencedora do Prêmio Ferenc Liszt e Kossuth. Provavelmente a cantora mais famosa da Hungria, tem dezenas de álbuns gravados, prêmios e apresentações dentro e fora do país, além de prestígio internacional por sua atuação na música. É conhecida por sua voz mezzo-soprano que já recebeu vários elogios de críticos de música húngaros, sendo frequentemente chamada de "A Melhor Voz Feminina da Hungria". Canta ópera, rock, jazz, pop, dance, blues e rock and roll. Em 1974 ganhou o concurso Castlebar Song Contest na Irlanda com a canção "Nálad lenni újra jó lenne".

الدولة:  هنغاريا

المجال الموسيقى:  موسيقى الچاز (Jazz), موسيقى البوب (Pop), Rock

اللغات:  الهنغارية, الألمانية, الإنكليزية

20. Lili Ivanova الفنان

Lili Ivanova (1939-presente) é frequentemente chamada de "Prima da música popular búlgara", em tributo à sua contribuição para a cultura do país. Conquistou seu primeiro prêmio (Golden Key) em 1966 em Bratislava, na então Thecoslováquia. Nos anos seguintes, recebeu mais de 10 prêmios internacionais e inúmeros reconhecimentos locais. Em 1997, a Associação Internacional de Mulheres nominou Ivanova como uma das mulheres mais famosas do século 20. Em 1999, ganhou o maior prêmio da Bulgária, a medalha "Stara Planina", pela sua contribuição à música pop do país. Foi a primeira cantora do chamado Bloco socialista a se apresentar no renomado Teatro Olympia, em Paris, tendo sido também a primeira artista búlgara a se apresentar em alguns locais do país, como o novo Armeets Arena em Sofia, reunindo 15.000 pessoas (o local normalmente comporta até 14.000) em 2012. Ivanova foi premiada com uma placa de vinil dourada da Balkanton (famosa empresa estatal fabricante de discos da Bulgária) por vender 2 milhões de álbuns em um ano (existem apenas 5 placas de ouro na Bulgária). Ela devolveu publicamente o prêmio em um ato de protesto, depois que a Balkanton reduziu os critérios para a obtenção desse reconhecimento em 1990.

الدولة:  بلغاريا

المجال الموسيقى:  موسيقى البوب (Pop), موسيقى الرُك (Rock)

اللغات:  البلغارية, الألمانية, الروسية, الأيطالية

21. Lourdes Van-Duném الفنان

Lourdes Van-Dúnem (1935-2006) ou Tia Dulce, como também era conhecida em seu país, foi uma cantora e florista angolana que conquistou um espaço na cena musical do país nos anos 60, época em que a música em Angola era dominada por artistas masculinos. Ganhou fama como cantora do grupo N'gola Ritmos, com o qual gravou seu aclamado primeiro disco, "Monami". Realizou vários tours pelo mundo, mas principalmente em África, Europa e Brasil (onde participou das comemorações dedicadas a Zumbi dos Palmares, a convite de Martinho da Vila) e recebeu vários prêmios e honras, sendo os principais o título de "Mais poderosa da música angolana", no festival Sun City na África do Sul em 1997, e o diploma conferido pela Rádio Nacional de Angola de "Melhor voz feminina da música angolana", no mesmo ano, título já anteriormente concedido pelo Hotel Turismo em 1991. Também recebeu um prêmio de honra em 1993 como "um dos pilares da música angolana". No 420º aniversário de fundação da capital Luanda em 24 de Janeiro de 1996, recebeu o diploma da Cidade de Luanda pelo governo angolano. Faleceu em 2006 de febre tifóide e o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, compareceu ao seu funeral.

الدولة:  أنغولا

النوع:  Folk

اللغات:  Kimbundu, البرتغالية

الأغاني الشعبية:  Mon'amiSer Mulher

22. Angélique Kidjo الفنان

Cantora, compositora, dançarina, atriz, diretora e produtora, a diva beninense Angélique Kidjo conta com mais de 10 álbuns gravados ao longo de mais de 30 anos de carreira e um Grammy Awards de "Melhor Álbum de World Music Contemporâneo" em 2008 pela canção "Djin Djin". É conhecida pela diversidade de suas influências musicais, pela originalidade de seus videoclipes e por seu engajamento humanitário como embaixadora internacional da UNICEF. Muito embora suas letras - a maioria cantada em uma das cinco línguas que a cantora domina com fluência: fon, francês, iorubá, mina e inglês - tenham um forte apelo social, tratando de temas como a fome, a falta de moradia, a AIDS e as injustiças, Kidjo sempre negou ser uma pessoa política. Não obstante, é considerada uma das cinquenta artistas mais relevantes da África pela BBC e figura em praticamente todas as listas que exaltam as mais influentes figuras da música popular africana, já tendo sido descrita como "a mulher que mais fez pela popularização e internacionalização da música cantada na África". Utiliza com frequência de uma técnica vocal tradicional do Benim conhecido como "zilin".

الدولة:  بنين

اللغات:  الإنكليزية, يوروبية, الفرنسية, Fon

الأغاني الشعبية:  AgoloPetite FleurBlewu

23. Marika Gombitová الفنان

Cantora e compositora eslovaca, Marika Gombitová começou sua carreira a ganhar elogios como vocalista feminina da popular banda eslovaca Modus. No entanto, gradualmente desenvolveu sua imagem pública como artista solo, fazendo sua própria estreia em peças teatrais em 1977. Após alguns trabalhos de sucesso e pouco antes de lançar o segundo LP, Môj malý príbeh (1981), sua carreira foi afetada após um acidente de carro que a deixou confinada a uma cadeira de rodas, ao que à época parecia ser para toda a vida, deivo aos vários ferimentos resultantes. Após sua recuperação parcial, Gombitová retornou aos holofotes, conquistando novos rankings e até fazendo turnês novamente. Ela é considerada uma figura dominante na cultura popular eslovaca, cuja influência reflete inúmeros prêmios e títulos honoríficos. Suas contribuições fizeram dela uma das artistas solo de maior sucesso na história da música contemporânea eslovaca, com seis de seus nove discos listados entre os 100 melhores álbuns eslovacos de todos os tempos. É frequentemente reconhecida como A Cantora do Século XX (2000) e, desde então, vem sendo citada como inspiração por vários artistas locais.

الدولة:  سلوفاكيا

المجال الموسيقى:  اليكتروبوب (Electropop), موسيقى البوب (Pop), موسيقى الرُك (Rock)

اللغة:  السولفاكية

الأغاني الشعبية:  VyznanieCirkusový kôňKoloseum

24. Alla Pugacheva الفنان

Alla Borisovna Pugacheva (às vezes transcrito em inglês como Pugachova) é uma renomada artista musical russa. Sua longa carreira, que iniciou ainda em 1965, se estende até os dias atuais, embora ela não realize mais performances ao vivo. Por conta de seu "mezzo-soprano claro e uma exibição completa de emoções sinceras", goza de um status icônico em toda a antiga União Soviética como a artista soviética de maior sucesso em termos de vendas de discos e popularidade. Seu repertório inclui mais de 500 músicas, cantadas em mais de seis idiomas, e a discografia conta com mais de 100 vinis, CDs e DVDs. Pugacheva já vendeu mais de 250 milhões de discos pelo mundo. Tornou-se Artista Popular da União Soviética ainda em 1991, laureada do Prêmio Estadual da Federação Russa em 1995 e nomeada Cavaleiro da Ordem "Por Mérito à Pátria" graus II, III e IV. Foi a representante da Rússia no Eurovision Song Contest em 1997.

الدولة:  روسيا

المجال الموسيقى:  رقص, Disco, New Wave, موسيقى البوب (Pop), موسيقى الرُك (Rock), Schlager, Singer-songwriter

اللغات:  الروسية, الإنكليزية, الألمانية, الفرنسية

25. Khánh Ly الفنان

الدولة:  فيتنام

النوع:  Folk

اللغة:  الفتنامية

Popular song:  Kỷ vật cho em

26. Yma Sumac الفنان

الدولة:  البيرو

النوع:  Opera

اللغات:  الاسبانية, الإنكليزية

الأغاني الشعبية:  BabalúLa Pampa y la PunaLa flor de la canela

27. Maria Tănase الفنان

Maria Tănase (1913 - 1963) foi uma renomada cantora e atriz romena que se destacou tanto no teatro como no cinema, mas é mais recordada na Romênia por ter sido uma das melhores intérpretes da música popular daquele país. Transitou por gêneros como romance, tango e chanson, mas também desenvolveu seu lado musical no âmbito da opereta. Em uma carreira de quase três décadas, ela se tornou amplamente considerada a diva nacional da Romênia, sendo admirada por sua originalidade, voz, beleza física e carisma, frequentemente comparáveis às das contemporâneas Édith Piaf e Amália Rodrigues. Chegou a atuar em Nova Iorque com a orquestra de Grigoraş Dinicu. Debutou na rádio de seu país em 27 de fevereiro de 1937 cantando canções populares e gravou seu primeiro disco no ano seguinte. Suas gravações foram destruídas em 1940 pela polícia fascista, que a acusava de haver pervertido a natureza do folclore romeno. No entanto, tal ato pode ter sido uma represália contra a artista pelo fato de possuir vários intelectuais judeus em seu círculo de amizades. Em 1955, recebeu o Premiul de Stat ("Prêmio do Estado"). Em 1957, foi agraciada com o título de Artistă Emerită e a medalha da Ordinul Muncii (Ordem pela Atividade). Em 2006, foi incluída na lista dos 100 maiores romenos de todos os tempos por uma pesquisa nacional. Entre suas canções estão Cine iubește și lasă (1937), Leliță cârciumăreasă (1939), Bun îi vinul ghiurghiuliu (1938), Doina din Maramureș (1956), Ciuleandra (1956) e Până când nu te iubeam.

الدولة:  رومانيا

المجال الموسيقى:  Folk, موسيقى البوب (Pop), بوب-فولك (Pop-Folk)

اللغات:  الرومانية, الفرنسية

28. Coumba Gawlo الفنان

الدولة:  السنغال

اللغات:  ولوف, خوسية

الأغاني الشعبية:  Pata PataTopmaAmadou

29. Celia Cruz الفنان

الدولة:  كوبا

المجال الموسيقى:  موسيقة لاتينية, Salsa

اللغات:  الاسبانية, الإنكليزية

الأغاني الشعبية:  La negra tiene tumbaoLa vida es un carnavalRíe y llora

التعليقات
Don JuanDon Juan
   الأحد, 17/11/2019 - 16:04

https://lyricstranslate.com/en/mina-mazzini-lyrics.html - Itália

Cantora italiana que mais vendeu discos (150 milhões) em uma carreira de mais de 50 anos (com discos sendo lançados anualmente, a maioria com material inédito) e tendo gravado mais de 1500 músicas, em no mínimo 10 línguas. É conhecida pela sua vida pessoal e por ter abandonado os palcos há quarenta anos, mantendo uma aura de mistério ao seu redor.

Acredito que ela possa ser considerada uma diva italiana.

malucamaluca
   الأحد, 17/11/2019 - 22:09

The most influential artist of her generation in Chile would be Violeta Parra, I guess, though she was hardly a diva...

OndagordantoOndagordanto
   الخميس, 28/11/2019 - 00:42

Nice collection, thanks for creating it! I can suggest the following ladies:

In my opinion, divas may not be the most exact word for all of them, but they're undoubtedly considered among the most popular, loved and influential singers in their respective countries.

EDIT (28.11): Maybe Marika Gombitová would be better for Slovakia, as Hana Hegerová is often referred to as the Queen of Czechoslovak chanson and despite the fact she was born in Bratislava and having sung in both Czech and Slovak, most of her songs are in Czech and she currently lives in Prague, whereas Gombitová sings only in Slovak.

Alfonso VelascoAlfonso Velasco    السبت, 20/08/2022 - 23:06

I nominate Montserrat Caballé for Catalonia. Her voice was noted for its purity, precise control, and power. She had a superb technique.

BoshimBoshim    الجمعة, 08/12/2023 - 19:34

I love this idea. In addition to these artists, I would nominate:
-Morocco: Samira Saïd.
-Iran: Googoosh.
-Spain: Rocio Dúrcal, Lola Flores or Rocío Jurado.
-Mexico: Ana Gabriel, Flor Silvestre or Rocío Durcal (she was Spanish but got famous across the pound).
-Dominican Republic: Maridalia Hernández or Mily Quezada.
-Cuba: Celia Cruz or Gloria Estefan.
-Colombia: Margarita Rosa de Francisco or Claudia de Colombia.